Saturday, September 24, 2011

Fender Texas Specials JR Mod




Famosos pela promessa de entregar o timbre de Stevie Ray Vaughan (not really... mas..) , os Texas Specials são extremamente populares pelos strateiros de plantão e prometem dar a dose certa de ganho e sustain sem perder características de um bom SingleCoil, o famoso timbre rasgado definido pela Fender como TexasCrunch. Bla bla bla de marketing a parte, comprei os meus junto com a minha primeira Strato que vinha com os TexMex comentados no post anterior.

Eles realmente entregam o que prometem. O som é forte e presente, com médios mais "cheios" que os que normalmente esperaríamos de um single vintage, graves mais profundos e não tão percussivos e os agudos cortantes garantem o som rasgado tanto falado pela sua fabricante. No entanto, quanto mais eu conhecia sobre timbres e pesquisava sobre strato percebi que o timbre clássico e percussivo de Strato vem de captadores bem mais fracos e que o TexasSpecials na verdade era um single modernoso concebido para manter definição e corte com Drive (os agudos e médios cortantes dele garantem isso) mas não uma recriação dos singles clássicos, tanto que dexei-os de lado por um bom tempo aqui em casa sem uso.

Um dos melhores timbres de strato da atualidade pra mim é o John Mayer e sempre pesquiso sobre o equipo dele e como ele tira aquele som. Preciso articulado, extremamente limpo e detalhado com graves bem profundos e agudos na medida sem nada de sibilância, drive polido e dinâmico, enfim.... Parte do som vem dos famosos captadores Fender BigDippers que equipam a Fender John Mayer, alem é claro dos amps (TwoRock, Dumble e Fenders) e da mão e pesauisando sobre esses bichinhos, descobri que eles eram feitos de fio Plain Enamel 42 AWG, com o captador do braço com resistência perto de 5.8k. Lembrei na hora dos meus Texas, também de Plain Enamel mas que tinha resistência de 6.2k... Nessa hora veio uma lampadinha na minha cabeça, será que se eu remover algumas voltas e deixa-lo mais fraco chegarei perto dos BigDippers? Só havia um jeito de descobrir...

Uma observação, os BigDippers não são vendidos separadamente pela Fender. Só se poder colocar a mão em um set se comprar a Fender John Mayer Signature, ou alguem vendendo separados pelo Ebay. Como o hype deles é enorme, o set em média chega a custar US$ 600,00 então compra um set estava fora de questão por enquanto.

Peguei os meus Texas e comecei o trabalho, retire a solda do fio no final da bobina para comecar a remover voltas. É importante tomar cuidado pra não danificar o fio do início da bobina, uma vez que se ele arrebentar é impossível desenrolar para re-fazer a solda. Notem a cor característica do Plain Enamel.


O desenrolar deve ser feito com calma e devegar para que o fio não arrebente, pois a parafina presente gruda os fios uns nos outros e pode dificultar o processo um pouco. Durante o processo eu arrebentei o fio e quase perdi o pickup pois não conseguia achar a ponta novamente. Foi um sufoco, mas no final deu tudo certo. O que se pode fazer é com um secador, derreter um pouco a parafina para facilitar o processo.

A questão seguinte era quantas voltas remover para chegar no 5.8k que eu queria? A regra padrão é de 100 voltas par 0.1k mais ou menos num fio 42 AWG, então calculei umas 300 voltas pra ficar no lado seguro e mãos a obra. Para testar enrolava o fio no lead do captador, soldava e media com o multímetro.




300 voltas depois, medi e o resultado foi 5.76k. Pensei, droga passou um pouco, mas por quê? Troquei alguns e-mails com o Sergio e cheguei a conclusão que o fio do Texas podia ser 43AWG o que explicaria a maior resistência. Montei o captador e repeti o mesmo processo com o captador do meio sem mexer no da ponte, já que eu queria um cap mais forte na ponte de qualquer maneira.


O processo de montagem não é tão simples quanto parece. Estamos trabalhando com fios da expessura de um fio de cabelo e manusea-los pode ser um desafio.

Passando o fio algumas voltas pelo anel metálico. É importante remover a solda com um sugador para remover os resíduos e que a nova solda seja limpa e de qualidade.





Depois de algumas voltas no "Ring", raspei um pouco com um estilete para remover o isolamente de enamel. Diferente do Polysol, ele não derrete tão facilmente somente com o calor da solda.





Fazendo a solda, temos que ter certeza que é uma solda limpa e brilhante.

Processo finalizado.....

Vamos a parte principal... O SOM!!!

Instalei os Texas Jr Mod na minha Zaganin Strato, afinei e esse foi o resultado:



Bom, não ficaram exatamente como os BigDippers, mas com certeza removeram o que eu não gostava nos Texas. O graves ficaram mais compactos, os médios menos presentes e sem embolar como nos originais, e os agudos arredonadarm perdendo a característica de "ice pick" que eles tinham antes.

O que vc's acharam?

Abraço!
Junior

PS: Amp Egnater Renegade canal Clean, ligado numa caixa com falante Eminence FS-12. Com capturado diretamente da camera.

16 comments:

  1. Muito legal, Jr! Achei a idéia muito interessante, e fiquei tentando imaginar o q é mexer em um fio da espessura de um fio de cabelo, e ainda grudado com parafina... parabéns pelo trampo, pq o som ficou ótimo!!!

    Abração!

    ReplyDelete
  2. Muito bom, Junior. Strateiro ao limite. Parabéns pela arte. Tem que ter um dom (para não falar paciência) para trabalhos tão minuciosos. Abs. Ruy

    ReplyDelete
  3. Junior

    SOm fantastico de uma puro sangue strato,nem parece ser uma zaganin...abr lgust

    ReplyDelete
  4. Ótimo post, Jr. Haja paciência para desenrolar um captador na mão! :)
    Abraço!

    ReplyDelete
  5. Junior,
    Realmente o timbre da strato do John Mayer é demais, tbem uso como referencia de timbre de strato.
    Ficou mto bom o resultado da sua mod, acho q faltou um pentelho de graves se comparado ao JM, mas sem duvida mto melhor que os Texas special originais.
    Abraço

    Petri

    ReplyDelete
  6. Junior,
    meu nome é Giseli, e estou entrando em contato pq tenho em mãos uma Jackson JDR 94 sobre a qual gostaria de falar e pedir algumas orientações, seria possível?
    meu msn/email é giselirnatale@hotmail.com

    grata,

    Giseli

    ReplyDelete
  7. Oi. Eu queria uma dica de captadores, entre rosar e malagoli, para tirar um tibre próximo a do Malmsteen. Eu pesquisei bastante na internet mas não achei nada que cite algum captador humbucker ou single que soe como os hs3 e hs4 da dimarzio, que são os pickups que ele usa. Desde já agradeço pela dica e pelas informações contidas no blog.

    ReplyDelete
  8. Rian, o Malmsteen utiliza captadores "Stack", ou seja duas bobinas sobrepostas e não singles reais. O Sérgio logo deve lançar sua linha de Noiseless (que está muito legal), mas será na linha mais vintage dos singles tradicionais, e não alto ganho como os atuais YJM.

    ReplyDelete
  9. Jr. ,
    Estou com uma sx sst 62 ,com ponte gfs em aço,e singles texmex ceramicos e capacitores orange drop,porem gostaria de um som mais classico fender...mas sem gastar muito hehe
    Queria algo nessa vibe do texas special/big dippers ou cs '54 , pensei nestes:
    http://www.guitarfetish.com/Strat-Vintage-Alnico-Stagger-Pickup-Set_p_717.html

    http://www.guitarfetish.com/1960s-Repro-Premium-Alnico-Strat-Pickup-Set_p_11.html

    http://www.guitarfetish.com/Premium-Alnico-Strat-Pickups-Our-Best-Vintage-Set_p_616.html

    Voce conhece ou recomendaria algum desses? ou outro nessa faixa de preço?

    Obrigado,
    Carlos Andre.



    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Carlos,
      Conheço os modelos da GFS mas nunca tive a oportunidade de tocar com eles, portanto não sei quanto a qualidade de sua sonoridade. Como um bom custo/benefício eu inidicaria os Sérgio Rosar. Bom preço e ótima qualidade!

      Delete
    2. Quais pickups do Sergio Rosar utilizam Polysol?não encontrei essa in~formação no site...

      Delete
    3. Toda a linha do Sérgio é feita com Polysol. Ele usa técnicas diferentes pra conseguir as capacitâncias e imperfeições do Enamel por exemplo com material moderno. Jason Lollar também usa somente Poly nos seus captadores!

      Delete
  10. Qual a especificação do set do John Mayer?voce citou o do neck 5,8 k a ponte é mais forte ou igual? o do meio é igual?tem polaridade reversa??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os Big Dippers tem especificação em torno de 6k. Mas o segredo deles não está no fio nem na resistência e sim na bobina e expessura do fio usado. Depois que fiz esse experimento com os Texas Specials eu comprei um set de Big Dippers e analisamos com o Sérgio. O resultado foi o set dos CBS 64 !:-)

      Delete
  11. priemira mente muito corajoso.mas graças ao esforço e determinação e pelo conhecimento em fisica vc fez um bom trabalho.fikou mais cleam mesmo!! so achei que emagreceu muito o som de um single lembrando os caps cabrera vintage.mas se fikou satisfeito ótimo!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nem fale Jeteson, mas fiz muito mais pelo aprendizado e testes do que qualquer coisa. No final, eles acabaram ficando mesmo um pouco magros, quase na linha do Custom 69 da Fender com a diferença que o CS69 tem um agudo ainda mais redondo e percussivo. :-)

      Delete