Wednesday, September 7, 2011

Fender TexMex e SergioRosar RockSurf 43


Voltando ao assunto de captadores, resolvi dividir com vocês a primeira comparação que fiz entre modelos de caps. Foi com esses dois que eu realmente percebi o quanto gostava de explorar timbres e foi quando toda essa coisa de eu gostar e pesquisar captadores e timbres mais a fundo começou de verdade. Achei pertinente o post duplo a título de comparação, haja vista que ambos os modelos são alternativas de singles mais "fortes" e presentes que os clássicos vintage.

A Strato foi a prineira guitarra clássica que eu toquei e foi a que me fez abandonar minha Ibanez RG e deixar de ser fritador e singles foram um dos meus primeiros alvos de pesquisa "internética". Quando comprei minha primeira Strato, uma Fender American Standard 2008 lá nos EUA, era um modelo HSS (humbucker -Single -Single) e tinha 2 singles TexMex e um Fender DiamondBack Humbucker. Eu não me conformava que eu finalmente tinha uma Fender Americana nas mãos e ela não soava nada parecido com os sons percussivos que eu ouvia dos Strateiros famosos. Cade o "pop" dos bordões? Cade aquele ataque bonito com detalhe de agudos? Começava minha caçada pelos "por quês" do mundo das 6 cordas.


O Fender TexMex é o modelo idealizado pelo Blueseiro Jimmy Vaughan e é uma das leituras da Fender para o chamado Texas Blues, com um timbre quente, gordo e forte sem perder características clássicas de um single coil. Na prática o Tex Mex é exatamente isso, um single gordo e parrudo com médios e graves bem presentes sem chegar a ser de alta potência. Com drive ele fala legal e empurra muito bem o amp, com um som mais forte que um single clássico. Todo esse foco e sem gordo e forte, tira um tanto do detalhe de agudos e do "ar" no timbre limpo. A percussividade e ataque dos bordões também podem embolar um pouco e perder definição em relação aos pickups de saída mais baixa. A velha regra de que quanto mais potência, mais médios e graves porém menos agudos e "ar" também se aplica nesse caso. Resultado, se você procura timbres mais gordos e redondos de single para sua Strato falar mais com drive leves e moderados, o TexMex te fará uma pessoa muito feliz, mas pro meu gosto não tem a percussividade e profundidade de graves e o detalhe de agudos que eu estava procurando e que tanto gosto.



Minha primeira tentativa foram pelos Fender Custom Shop Texas Specials, mas ainda não estavam me dando AQUELE som que eu queria (isso fica pra outro post...). Nessa época eu já havia experimentado um set de HeartBreakers do Sérgio Rosar na minha LesPaul com ótimos resultados e o Tom Castelli já havia me dito da qualidade da sua linha de singles. Fiquei curioso e depois de uma troca de e-mails com o próprio Sergio, comprei um par (Neck/Middle) de RockSurf 43.

Segundo o site, o RockSurf 43 é a leitura do Sergio para reproduzir o som da SurfMusic dos anos 60 com boa definição, percussividade e ataque de médios. Pensei, percussão e definição? Opa é aqui mesmo que eu quero! Quando chegaram, instalei e realmente parece que havia tirado um cobertor da minha guitarra. O RockSurf 43 cumpre o que promete, os graves são mais enxutos e não embolam tanto garantindo a percussividade, e a linha de médios é mais focada e colocada numa região mais alta da EQ, garantindo a definição, clareza e ar ao pickup. Comparado a um single clássico ele é mais forte e presente, e eu diria que o timbre é mais NA CARA e bate no amp com mais força. Isso se deve em parte ao fio 43 AWG (mais fino que o 42AWG usado nos Fenders Clássicos, portanto permitindo mais voltas na bobina) , dando uma maior resistência DC , aumentando a indutância(3.2H contra 2.4H dos singles vintage) e consequentemente a potência geral do captador. Essa presença e ataque ficam tão evidentes no captador da ponte que o som chega a lembrar o de uma Tele com um quase twang, dadas as devidas proporções. De novo, como nos TexMex, toda essa potência extra e ataque de médios causa um leve perda no detalhe de agudos. Isso pode ser exatamente o que vc procura pra amaciar aquela sua Strato aguda, ou simplesmente por gostar de um timbre menos gritante, com mais ataque e definição com drive. Ele ainda respira mais e retem mais o DNA single coil na minha opinião que o TexMex, mas em relação ao single clássico é menos cristalino e com um pouco menos de dinâmica.
Resultado, se você que amaciar aquela sua strato vidrenta, ou simplesmente deixa-la um pouco mais marrenta o Rock Surf 43 com certeza te fará uma criança feliz e ainda vai ter a percussividade e ataque dos Singles, com menos cristalinidade.



Os RockSurf 43 ficaram na minha Strato um bom tempo pois casavam muito bem com a potência do Humbucker na ponte, me davam a clareza extra e percussividade que eu queria em relação aos TexMex. Só troquei-os bem mais tarde quando trasformei minha Fender de HSS em SSS, a configuração clássica.

Qual o melhor? Depende muito do gosto pessoal e propósito do guitarrista. Para aquilo que eu queria na época especificamente gostei mais dos RockSurf 43.

OBS: Ambas as demos foram gravas com uma Fender Am Std 2008 com corpo de Alder e escala de Maple, pots de 250k e capacitores PIO de 0.047nf .

Abraço!

Junior

2 comments:

  1. Legal as comparações, deu para sentir a diferença nos sons, parabéns Junior.

    ReplyDelete
  2. O post ficou ótimo Jr. Já é referência focada p/ o som dos dois captadores. Valeu!

    ReplyDelete