Thursday, September 1, 2011

PRS SE One..... Junior MOD

Nessa retomada, gostaria de dividir uma guitarra que passou de "quase a venda" para "xodo" depois de umas modificações que fiz com o auxílio do meu amigo e excelente luthier Tom Castelli.

A jornada foi longa mas de muito aprendizado.

Comprei essa guitarra por culpa do Paulo May mais precisamente, quando ele postou no fórum Guitar Player que ela estava sendo vendida em uma loja on-line pela bagatela de R$1300,00 reais. Olhei uns videos no U2B gostei e como estava afim de experimentar P-90s comprei a bichinha. Ela vem assim:




















Corpo e braço de mógno ( já chegaremos lá...) a já conhecida qualidade PRS, moon inlays, ponte wraparound Mccarty style, etc etc etc.. Basicamente uma LesPaul Junior com pinta de PRS.

O primeiro "problema" que eu notei foi que ela soava extremamente aguda mesmo em comparação com outras guitarras mas achei que era falta de costume dos meus ouvidos com os sons do P90. Segundo que as tarrachas dela não estavam segurando nada, especialmente na corda G onde qualquer bend desafinava horrores. Esse problema foi resolvido com um jogo de Gotoh dos mais simples que custaram R$110,00.


Tentei diversas vezes ensaiar com ela, tocar e ainda achava aguda demais então comecei a pesquisar sobre P-90 e os fateres na construção das LesPaul Junior. Por que raios estava tão aguda? Na minha primeira visita a cara do Paulo, toquei na Aria dele com P-90s da Kent Armtrong (já publicada no blog dele) e não havia nada de estridencia. Encontrei um timbre super equilibrado e bonito como eu havia imaginado quie os P-90 seriam. Pensei que havia matado a charada, é o captador. Comprei os tais Kent Armstrong P-90 e vim pra casa achando que havia resolvido o problema. Quando abri a cavidade de controles, notei 1 único pot de volume com um capacitor entre os polos vivos, o famoso "Trebble Bleed". Na troca do captador, retirei o capacitor (foi aqui que desacreditei desse sistema) e troquei o captador pelo Kent Armstrong, liguei tudo novamente afinei a guitarra pensando que havia resolvido o probelma e toquei 2 notas. O som tinha melhorado uns 40%, mas ainda estava agudo e meio magro.

Ainda não havia desistido dela, e resolvi instalar um pot de Tone com um resistor escondido no escudo. A idéia era tentar "filtrar" um pouco dos agudos e talvez fosse exatamente a frequência que eu queria. O tone abafou um pouco mais o som, mas ainda não havia tirado as frequências. Próxima alternativa da lista, seria instalar um pot de 250K. Na minha cabeça ia amenizar os agudos e encorpar os médios como acontece em Stratos com Humbucker na ponte e pots de 250. Amenizou os agudos, mas deixou o captador com um som xoxo e mole, sem vida, sem punch e "crunch" de um bom P90.

Já havia desistido da guitarra e colocado ela a venda numa loja por não conseguir contornar os malditos agudos, até que testei as novas LesPaul Classic Tribute 60 e escutei o som de P90 que eu sempre quis ouvir. Fiquei maluco e quase comprei a guitarra sem nem pensar (Controle de GAS precisou ser FORTE nesse dia, especialmente por que um lojsita amigo meu havia feito um preço MUITO bom). Voltei pra casa decidido a achar o por que da minha PRS não ter um som nem parecido com aquele da Classic 60 (levando claro em conta a contrução, madeiras etc etc), e descobri que além dos caps P90 Gibson, ela tinha pots de 300K no volume com tone de 500k. Como um amigo vindo dos EUA me perguntou se eu não tinha nenhuma encomenda, pedi 2 P90 Gibson e pots Gibson de 500K pra equipar minha LesPaul, que tinha vindo com Pots de 300k.
















Assim que ele chegou instalei o P90 Gibson na ponte, mandei os Potenciômetros de 500k originais para os novos de 300K e um tone de 500k , ligados no esquema 50s Wiring e capacitor PIO de .022uf e pluguei. UFA, o som estava lá... O mesmo DNA sonoro que eu havia escutado na Classic 60, estava agora na minha PRS, toda a dinâmica e agressividade, twang e crunch dos P90 estava la.

Faltava o cap do braço ainda! Liguei pro Tom e com a ajuda de alguns gabaritos e uma tupia fizemos o serviço. Cap do braço instalado, tudo montado e voi-la! O som estava lá novamente, mais focado que o da Classic 60, pelo corpo sólido e mais fino da PRS (A Classic 60 é SUPER-Chambered como as BFG) mas mantidas as propriedades que eu tanto procurava no P90. Seguem as fotos do processo:

Pré-operatório, definindo o lugar exato do cap do braço. Queria ele colado no braço como na LesPaul:


Definido o lugar, fixando o gabarito e cavando:






Buraco feito. Apresento-lhes o famoso mógno africano! Bem diferente do Hondurenho marronzinho claro que estamos acostumados a ver na Gibson. Mas tudo bem, passa, pelo menos o braço é Long-tenon! :P



Como não havia espaço na cavidade de controles para uma chave na posição que eu gostaria, resolvemos coloca-la como em uma LesPaul mesmo.



Feitos os buracos todos nescessários, vim pra casa montar a bichinha e dar uma regulada geral pra ouvir o som.

O resultado não podia ter sido melhor tanto estética, quanto sonoramente!



Eu sempre gostei dessa guita desde o dia que ela chegou aqui em casa. Adorava a pegada, o braço a ressonância acústica e sempre tinha uma frustração de não conseguir fazer ela soar do jeito que eu queria. Deu trabalho, mas consegui! Não só "ressucitei" uma guitarra, como ganhei uma ótima opção de timbres de P90 clássicos.

Vou tentar gravar uns bites com eles pra vocês ouvirem e posto em breve!

Abraço!
Junior

9 comments:

  1. Jr., como ele conseguiu fazer o canal até o seletor lá em cima?
    Furou da cavidade de controle até o captador do braço e dali até o seletor, com uma broca longa?

    ReplyDelete
  2. Paulo, o canal foi feito através do captador do braço. Pensamos em fazer uma canaleta direto, mas ia retirar muita maderia sem a garantia de ficar bom, então tudo que fizemos foi ligar o buraco da chave no captador do braço com uma furadeira e fazer o mesmo entre os captadores. Assim como a cavidade de controle já tinha ligação como o captador da ponte a coisa toda se interligou. Ainda bem que os P90 Gibson tem um fio bem longo ! :-)

    ReplyDelete
  3. Essa mod ficou muito legal mesmo, Jr!!! É outra (linda) guitarra e, o melhor: é o som q vc buscava nela! Agora só faltam umas gravações da menina pra ouvirmos o quanto ela canta! ;-)

    Abração!

    ReplyDelete
  4. Opa! Que bom que esse blog voltou! E pelo visto eu que não tinha percebido ainda... hehe P-90 é o que há, cara... imagino o quanto você deve ter gostado dela. Grande abraço!

    http//letraemusicablog.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. JR.

    Muito bacana essa saga... também tenho vontade de ter uma dessas. Perdão, mas não tentou usar os LOLAR(?)

    ReplyDelete
  6. De uma olhada no que esse camarada fez, http://www.youtube.com/watch?v=Zwzvwz4eI4w&feature=related

    ReplyDelete
  7. Tive um problema parecido. Tirei o treble bleed, coloquei captadores de Alnico 2, e baixei o pólo da primeira corda e segunda corda do captador da ponte... Ficou top (y)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Igor qual prs eh a sua? Tô com problema com a minha só queria tentar do mudar a elétrica por hora aproveitando os caps!

      Delete