Saturday, January 7, 2012

Stratocaster: Captadores de ponte.....

Por muitas vezes vejo guitarristas desgostarem do som da posição da ponte de Stratos. Uns acham muito magro, outros muito agudos, outros sem grave, e assim por diante.

Eu particularmente gosto do "timbre" clássico da posição da ponte mas concordo com todos os que acham que o excesso de brilho e falta de carne pode ser uma deficiência dependendo do tipo de som que se deseja.



A solução que eu particularmente gosto é de usar um single mais parrudinho e com um pouco mais de ganho e "fio" pra dar só um Q a mais de graves e médios e trimar um pouco dos agudos
retendo grande parte do DNA clássico de strato. Existem também os montrinhos de uma bobina, de ganho tão alto e extremo que chegam a soar abafados e quase sem ataque. Tudo bem se você toca numa banda de Punk, mas não estou me referindo a esses aqui, por isso usei a expressão "mais parrudinho".

Pois bem nesta categoria existem várias opções, mas com certeza o mais famoso é o nosso amigo "Seymour Duncan Custom for Stratocaster". David Gilmour o escolheu para a sua BlackStrat lendária e o " SSL-5" ganhou o mundo como "o" captador de ponte para Strateiros que querem engordar um pouco seus instrumentos. Com 12.5k com Alnico V e fio mais fino (43 AWG provavelmente) o campo magnético desenvolve potência suficiente para gerar médios mais cheios, graves mais soltos e presentes e arredondar os agudos (pico de ressonância perto de 5Khz, metade do seu irmão SSL-1 com 10Khz) mantendo o ataque tradicional de single. Isso faz com que ele peça pra ser acionado em situações de baixo-médio ganho em bases de Blues e Rock Clássico, e puxa sua Strato pra frente do Mix de qualquer banda barulhenta. Ele fica exatamente no meio do caminho de um single vintage (Fender) e um monstrinho super bombado (Seymour Quarter Pounder) e dependendo da guitarra pode pender a um lado ou outro. Em configurações com drives mais cheios, os graves podem aparecer um pouco demais dando aquela sensação conhecida como "boomy", mas nada que uma regulagem na EQ do amp não resolva.

BlackStrat - Lendária

Gravei 2 samples com a minha Strato de ASH + Maple e o Custom SSL-5 pra vocês ouvirem. Notem o clean como o agudo soa mais comprimido e os médios pulam no ataque e preenchem a lacuna que fica meio oca nos singles de sonoridade mais vintage. No final ~e possivel ouvir os graves mais firmes também.

Clean:



Crunch:

8 comments:

  1. Definitivamente!:)
    É o que dá equilíbrio e maior abrangência de timbre para as strato. Lindo timbre de crunch!

    ReplyDelete
  2. Júnior, qual a sua opinião sobre o uso do TBX ou mesmo do Greasebucket? Estou pensando em testá-los num set de Toneriders. Abs

    ReplyDelete
  3. Paulo, nunca testei o GreaseBucket mas o TBX é bastante interessante. Basicamente é um filtro LowPass/HighPass que tira as frequencias graves e agudas dependendo do lado que vc gira o pot. É bem diferente do sistem da tone convencional, mas da mais possibilidades nos sons da Strato. Eu tenho uma com o TBX junto com o Mid Boost do Clapton e gosto do resultado final!

    ReplyDelete
  4. Junior...sou fan dos captadores Sergio Rosar e queria saber se tem algo parecido ao Ssl-5....se fosse noisless seria melhor ainda. Qual vc aconselha?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Opa, o próprio Rock Surf é o que mais se aproxima do SSL-5! O Sérgio atualizou ele agora e ele está ainda mais próximo com um pouco mais de corpo do que esse que eu usei aqui pra esse post!! Pra ponte de Strato é uma excelente opcão!

      Delete
    2. Massa...obrigado....
      Um amigo quer vender um Dimarzio Virtual Solo-DP 420. O que vc acha? Quero um bom timbre mas com pouco ruido.....
      Wiring: 4 Conductor
      Magnet: Alnico 5
      Output mV: 205
      DC Resistance: 11.17 Kohm
      Tone Guide....
      Treble: 5.5
      Mid: 7.5
      Bass: 6.5

      Delete
  5. Esse eu não conheço!! Só o Virtual Vintage Heavy Blues que é BEM gordinho!!! :-)

    ReplyDelete