FINALMENTE, estou tendo um pentelho de tempo pra postar novamente. Juro que eu adoro fazer isso aqui, mas ultimamente a coisa tem estado feia, mas vamos lá.
Continuando a saga das variações de timbre causadas por pontes e etc, talvez o post de hoje seja o que esse componente representa a maior variação tonal dente todos. Estou falando da mãe de todas as guitarras sólidas, criada no início dos anos 50, a Telecaster. Um dos meus passatempos preferidos tem sido a pesquisa de timbres da Fender. Strato e Tele tem tomado muito das minhas pesquisas sobre como o e da onde os timbres clássicos são gerados. A Telecaster é incrívelemnte versátil e pode gerar uma infinidade de timbres diferentes com as mais diversas aplicações que vão literalmente do Country ao Metal! A simplicidade da Tele talvez seja também sua maior complexidade. Da onde vem o Twang Clássico? Quais as variáveis? Madeiras do corpo e braço? Captadores? Tarrachas? Ponte? A resposta é.... TODAS AS ANTERIORES, mas hoje vamos nos atentar somente a importância da ponte nessa confusão toda.
Senta que la vem a história.....
Fazia muito tempo que eu brigava com a minha Tele. Desde que ouvi a tele do meu amigo Paulo May (Blog Guitarra99 que vc's conhecem bem) eu achava que a minha era estranha e não chegava nem perto do som que eu considerava ideal. Cheguei a dizer pro Paulo que ele nunca ia gostar de uma tele de Alder, pois não tinha nem de perto o timbre das Teles que ele estava montando.
Essa em questão, é uma Tele Mexicana ano 99 que que foram feitos os chanfros de corpo e apoio de braço de Strato e toda repintada num azul metálico que é característico das teles nos anos 60. Quando a comprei, era tudo o que eu queria, pois as quinas da tele me incomodam, e esse azul era uma das minhas cores preferidas. Ela tinha um par de Seymour Quarter Pounder para Tele que pensei, troco e pronto!
Depois de muita pesquisa, essa semana achei um artigo do mestre Bill Lawrence que dizia sobre os materiais das pontes de Tele e diferenciava-os em ferrosos e não ferrosos. Os ferrosos (onde o imã gruda) intereferem diretamente no campo magnético do captador de ponte, alterando a inductancia, aumentando a capacitância (mais metal) e portanto influindo diretamente no som do mesmo.
Juro que pensei Será? Vai ver é o mesmo efeito "sutil" das pontes de Strato com e sem bloco etc. Muda mas não drasticamente.
Pesquisando um pouco mais me deparei com o seguinte parágrafo do nosso querido Seymour W Duncan:
Using single-coil pickups in a ferrous bridge plate will expand the magnetic field from the pickup, giving the guitar a unique, classic sound.
Using the same pickup in the stainless steel plate will prevent the magnetic field from expanding, which gives the pickup a brighter, clearer tone.
Using the Joe Barden-style or any type of aftermarket rail pickup will not work as well when usig the traditional ferrous plate, because the plate attracts two opposite magnetic fields (North magnetic field and South magnetic field) and the combination interferes with the quality and efficiency of the pickup. Rail-type pickups work better using nonmagnetic stainless steel or brass plate.
I don't like using brass for a Telecaster bridge plate because it changes the tone. Check the material of the plate, since they are usually nickel, chrome, or gold-plated.
For a traditional Telecaster tone, make sure the plate is ferrous (a magnet will stick to it).
Ok, dois mestres dizendo eu tive que pagar pra ver.
Fiz o teste na minha Gotoh mondern com 6 Saddles e o Imã não grudou no plate, mas grudava nos saddles. Comclusão, material não ferroso no plate e saddles de Aço. No artigo o Bill Lawrence comenta que esse magnetismo da ponte vintage não é legal pra captadores humbucker tipo dual blade, e que um plate não ferros é mais apropriado pra esse tipo de pickup. Não é a toa que ela falava bem com humbuckers....
Artigo do Bill Lawrence
Fui atrás de uma ponte vintage, saddles de Latão. Exatamente ao contrário do que eu tinha na minha. Achei uma Wilkinson by Gotoh Vintage. Fiz o teste e positivo, o Imã grudou no plate. Coloquei o True Vintage Sergio Rosar, e gravei aquela primeira leva de samples.
Clean:
Crunch:
Jr, qual das duas configurações que vc resolveu usar nessa tele? Legal o Post!
ReplyDeleteOi Cicero, eu prefiro a configuração clássica com ponte de aço e saddles de latão. Pra mim o twang que essa configuração dá é o DNA de tele que eu mais gosto !:-) mas é realmente gosto de cada um, o Paulo may (Blog Louco Por Guitarra), tem umas 10 teles e todas com ponte de latào com saddles de aço! Preferência dele!!
ReplyDeleteBoa noite!
ReplyDeleteTem alguma diferença no timbre das telecaster com 3 saddles e a com 6 saddles? Ou a unica diferença é a "precisão" que a ultima proporciona no ajuste das oitavas?
Manuel, a diferença na sonoridade é causada pelo material do plate e do saddle. Acredito que se vc estiver usando plate igual, um saddle de aço dos redondinhos e o tipo strato vão soar iguais. O formato não acredito ter muita influência no som não, mas o materia de que ele é feito sim!
Delete